Contabilidade

- ANO LECTIVO 2017/2018 -

De acordo com a legislação europeia e as normas aplicadas pelo Gabinete de Mobilidade Internacional, estão abertas as candidaturas para as mobilidades Erasmus+, Estudos, Estágios e Pós-licenciatura que terminarão no dia 28 de Fevereiro de 2017.

Para ter acesso aos formulários de candidatura, os estudantes terão de ler as normas que se seguem e clicar onde diz "tomei conhecimento". A partir daí estarão habilitados a candidatar-se a uma mobilidade e automaticamente a uma bolsa.

O programa Erasmus+ foi posto em prática no ano lectivo de 2013/14, substituindo o Programa LLP/Erasmus, e introduziu as seguintes alterações:

  • O estudante que contratualiza uma mobilidade com a sua Universidade e antecipa o seu regresso vê diminuída a sua bolsa, mesmo que o regresso seja apenas de 1 dia. O cálculo é feito através da plataforma Erasmus+;
  • O estudante terá à sua disposição, obrigatoriamente e grátis, um curso de língua online, que o ajuda a melhorar a sua performance no país de destino e, como tal, terá que fazer um teste pela mesma via;
  • O valor da bolsa pode ser alterado de um ano para o outro, sendo que esse valor tanto pode ser superior como inferior, tendo como base mínima o valor de 200 € mensais.

Nas Universidades Lusíada, o programa Erasmus+ manterá as seguintes normas:

  • O estudante pagará uma caução, cujo valor é de 40 €, sendo-lhe devolvido quando chegar ao país de destino. A desistência não implica devolução.
  • A avaliação do estudante mantém-se segundo as regras do sistema ECTS, sendo que as notas da turma de origem são um elemento a ter em conta.
  • A generalidade das universidades de acolhimento exigem um diploma de língua nacional B1. Todavia, o estudante, tendo em conta a universidade que escolher, deverá certificar-se desta exigência através do sítio web da referida universidade de acolhimento.
  • O pagamento da bolsa de mobilidade será feito em duas tranches: a primeira, assim que a Universidade Lusíada estiver na posse da verba comunitária correspondente, igual a 80% do valor; e a segunda, no valor de 20%, será atribuída assim que o aluno regressar e preencher online um relatório disponibilizado pela Agência Nacional Erasmus+.

Para informações mais detalhadas deve consultar os seguintes documentos: "Recomendações - Candidaturas 2016" e "Alunos OUT: guião e normas internas".

 

* Required