Engenharia e gestão industrial

- 2.º SEMESTRE • ANO LECTIVO 2017/2018 -

De acordo com a legislação europeia e as normas aplicadas pelo Gabinete de Mobilidade Internacional, estão abertas as candidaturas para as mobilidades Erasmus+, Estudos, Estágios e Pós-licenciatura, para o 2.º semestre do ano lectivo de 2017/2018, que terminarão no dia 23 de Outubro de 2017. Neste processo de candidatura, estão excluídos os estudantes que frequentem cursos com unidades curriculares anuais.

Para ter acesso aos formulários de candidatura, os estudantes terão de ler as normas que se seguem e clicar onde diz "tomei conhecimento". A partir daí estarão habilitados a candidatar-se a uma mobilidade e automaticamente a uma bolsa.

O programa Erasmus+ foi posto em prática no ano lectivo de 2013/14, substituindo o Programa LLP/Erasmus, e introduziu as seguintes alterações:

  • O estudante que contratualiza uma mobilidade com a sua Universidade e antecipa o seu regresso vê diminuída a sua bolsa, mesmo que o regresso seja apenas de 1 dia. O cálculo é feito através da plataforma Erasmus+;
  • O estudante terá à sua disposição, obrigatoriamente e grátis, um curso de língua online (OLS), ao qual acede a partir de uma password fornecida pela Universidade Lusíada, que o ajuda a melhorar a sua performance no país de destino. Assim sendo, terá de fazer um teste de conhecimento de idioma. Dado que a Universidade Lusíada monitoriza a plataforma OLS, se um aluno não fizer, no prazo previsto, a sua avaliação de nível poder-lhe-á ser retirada a bolsa que eventualmente lhe foi atribuída;
  • O valor da bolsa está definido para este ano lectivo, tendo como base mínima o montante de 200 € mensais.

Nas Universidades Lusíada, o programa Erasmus+ manterá as seguintes normas:

  • O estudante pagará uma caução, cujo valor é de 50 €, sendo-lhe oportunamente devolvido (normalmente quando é paga a primeira tranche da bolsa) se efectivamente realizar a sua mobilidade. A desistência não implica devolução do valor.
  • A avaliação do estudante mantém-se segundo as regras do sistema ECTS, sendo que as notas da turma de origem são um elemento a ter em conta.
  • As universidades alemãs exigem um diploma de língua alemã B1. Quanto aos outros países, o estudante deve informar-se no Gabinete OU, junto da universidade parceira na qual foi colocado por concurso.
  • O pagamento da bolsa de mobilidade será feito em duas tranches: a primeira, assim que a Universidade Lusíada esteja na posse da verba comunitária correspondente, igual a 80% do valor; e a segunda, no valor de 20%, será atribuída assim que o aluno regressar e preencher online um relatório disponibilizado pela Agência Nacional Erasmus+.
  • Agradece-se que os estudantes sejam coerentes na vontade de fazer mobilidade. Isto porque tem acontecido que um estudante escolhe uma universidade, retirando essa hipótese a outro colega - quando este tem melhores requisitos - e depois desiste em cima da hora, prejudicando esse mesmo colega. Assim, recomenda-se fortemente que o estudante pondere se quer candidatar-se à vaga escolhida.

Para informações mais detalhadas deve consultar o seguinte documento: "Alunos OUT: guião e normas internas".

 

Submit
* Required