Estágios

A mobilidade de estágios profissionalizantes Erasmus, mais conhecida por Student Mobility for Placements é uma acção de formação, complementar da formação académica, financiada pela União Europeia ao abrigo do Programa LLP/Erasmus, destinada a alunos universitários de 1.º e 2.º ciclos, e materializada em ambiente de trabalho numa empresa, ateliê, universidade ou outra instituição, situada noutro Estado-membro da União Europeia ou associado na Europa.

O Estágio pretende proporcionar aos seus beneficiários uma experiência de trabalho, fora do ambiente académico, onde o aluno é confrontado com a possibilidade de pôr em prática um conjunto de conhecimentos e aptidões, teóricos e/ou práticos, previamente adquiridos e que constituirão uma mais-valia para a sua vida profissional e académica, no caso de ainda estar a estudar.

Esta mobilidade obedece a um conjunto de parâmetros, definidos pela Comissão Europeia, regulamentados pela Agência Nacional Portuguesa e coordenados pela universidade de origem, mediante acordos financeiros previamente estabelecidos por estas três entidades. A actividade de estágio é reconhecida e avaliada de uma forma qualitativa, podendo ainda obter créditos ECTS, transpostos para o Suplemento ao Diploma.

Podem candidatar-se os estudantes matriculados na Universidade Lusíada, no 1.º e 2.º ciclos, inscritos nas áreas ministradas na Universidade, mesmo que já tenham tido uma experiência de mobilidade Erasmus enquanto alunos. A escolha final é feita mediante aprovação do Gabinete LLP/Erasmus e do Coordenador Departamental de cada curso, tendo em conta um conjunto de características onde se inclui o perfil do aluno, as suas aptidões e as bolsas disponibilizadas à Universidade Lusíada.

A escolha do local de estágio é feita a partir de uma bolsa de ofertas criada pela Universidade, ou através de sugestões feitas pelos próprios alunos, sujeitas a aprovação pelo Gabinete LLP/Erasmus e pelo Coordenador Departamental, e que preencham um conjunto de requisitos legais destinados a regulamentar a actividade formativa dos seus destinatários.

O estágio terá um financiamento de 3 ou 4 meses, sendo que, no entanto, poderá estender-se por mais 8 meses, sem financiamento, como limite máximo.

Os estudantes receberão uma bolsa Erasmus SMP que tem em conta o nível de vida do país de destino e a duração do estágio. O financiamento não cobrirá todas as despesas mas é uma contribuição significativa para fazer face às despesas inerentes à subsistência do estagiário.

Independentemente de receberem uma bolsa Erasmus, nada impede que o candidato possa receber uma outra contribuição, desde que seja disponibilizada pela organização de acolhimento, sendo que, no entanto, não é condição sine qua non para a efectivação do Estágio.

Todas as informações relativas às candidaturas são prestadas única e exclusivamente pelo Gabinete LLP/Erasmus da Universidade Lusíada, todos os dias úteis, entre as 09H00 e as 17H00.

Téc.ª Célia Oliveira
Edifício M
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa
Portugal
Tel. +351 213 611 624
Fax. +351 213 631 591
E-mail: erasmus@lis.ulusiada.pt