Search
Com a preocupação permanente de valorizar os currículos académicos a nível internacional e a preparação dos seus alunos, a Universidade Lusíada tem estabelecido, ao longo dos anos, acordos com universidades fora do espaço comunitário e do espaço europeu, nomeadamente com o Brasil.
Tal como no programa Erasmus+, os acordos com as universidades do Brasil, a Universidad de San Pablo T [Tucumán, Argentina] e a Ariel University of Samaria [Israel] são iniciativas voluntárias e pessoais. Estes programas de intercâmbio são academicamente reconhecidos através dos mecanismos legais previstos, embora não sejam suportados por nenhuma bolsa, pelo que implicará o pagamento de uma propina fixa por mobilidade, para fazer face às despesas administrativas de cada universidade de acolhimento. Estão excluídos os alunos do IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e os da Universidade Católica de Santos.
Os acordos permitem o intercâmbio de alunos, a elaboração de projectos de investigação e outras actividades académicas que sejam julgadas benéficas pelas instituições que assinam o programa.
Pontifícia Universidade Católica [Rio de Janeiro, Brasil]
Os alunos que forem aceites para realizar uma mobilidade extracomunitária a partir das Universidades Lusíada de Lisboa e Norte, pagarão uma caução de 60,00 €, junto da Tesouraria da Universidade. Este valor será devolvido assim que o aluno enviar para Portugal um comprovativo da sua chegada à universidade de acolhimento.
Estes acordos têm como objectivo propiciar actividades de docência e de investigação científica entre as partes, por intermédio de projectos conjuntos, incluindo intercâmbio de professores para ministrar aulas e participar em projectos de investigação, realização de colóquios, seminários, congressos, jornadas, etc., sobre temas de interesse comum, assim como a promoção de publicações em cooperação e intercâmbio de experiências nas diversas áreas de conhecimento.
Unicuritiba - Centro Universitário de Curitiba [Paraná, Brasil]